Black Friday: tendências para 2019

No mês de novembro ocorre a tão esperada Black Friday para os e-commerce, uma das melhores datas de vendas para as lojas online. A data também é esperada pelo público, que aproveita os preços para antecipar as compras de Natal.

As lojas online se preparam com antecedência para fornecer as melhores promoções, formas de pagamento e entrega, além da infraestrutura para suportar os acessos simultâneos de vários usuários. 

A partir do mês de outubro, o público fica de olho nos preços dos produtos e inicia suas pesquisas nas lojas, esperando as grandes promoções da Black Friday. Mas afinal, você sabe o que é a Black Friday e porque ela é tão importante para o e-commerce?

Quando iniciou a Black Friday no Brasil?

A Black Friday é um evento que teve início no Brasil em 2010, inspirada nas promoções que ocorrem nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos a comemoração ocorre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Diferente do Brasil, que o foco começou nas lojas onlines, nos Estados Unidos o foco era em lojas físicas. As promoções por lá são bem atraentes que o público fica horas e até acampa na frente das lojas esperando o momento delas abrirem as portas.

No Brasil, as vendas têm maior concentração nos e-commerces que preparam promoções não apenas para a sexta-feira, mas durante a semana toda. Algumas lojas oferecem descontos pré, durante e após a Black Friday, pautada em sua estratégia de venda.

Quais as expectativas para as vendas na Black Friday?

Para o ano de 2019 a data promete novidades. Segundo pesquisa realizada entre o Google com parceria do instituto de pesquisa Provokers, os números indicam que a quantidade de pessoas que irão comprar nas lojas virtuais e nas lojas físicas será igual. Visto que inicialmente as vendas online eram maiores nesta data.

Essa estratégia é chamada de omnichannel, quando há convergência de informações entre as lojas físicas e online como, por exemplo, comprar um produto online e retirar na loja física. Dessa forma todos os canais se ligam e o cliente não percebe a diferença de um atendimento para o outro, unificando os canais de comunicação com o cliente.

Já a compra multicanal, como é chamado, é quando o cliente usa diversos canais para pesquisar, decidir e comprar o produto. Pesquisando online sobre o produto e suas características e realizando a compra na loja física ou ao contrário.

Independente da estratégia que a loja for utilizar o cliente sempre está atento a qualidade do atendimento, preços e prazos de entrega. Por isso, focar nesses pontos irá garantir o sucesso das vendas durante a Black Friday.