Sistema de gerenciamento de pedidos (OMS): definição e usos

Colocar seus produtos nas mãos dos clientes não é tarefa fácil. Rastrear e atender pedidos em diferentes canais, manter o controle de seu estoque e fornecer aos clientes transparência no processo são apenas alguns dos desafios envolvidos.

Se você está resistindo para lidar com o volume dos pedidos dos clientes, um sistema de gerenciamento de pedidos pode ser exatamente o que você precisa.

  • O que é um sistema de gerenciamento de pedidos?

Um sistema de gerenciamento de pedidos (Order Management System – OMS) é um software que permite gerenciar, vender e atender pedidos de maneira eficiente e econômica. Ele fornece um local centralizado para você supervisionar os pedidos em todos os seus canais de vendas, tanto online quanto offline. Você pode usar um sistema de gerenciamento de pedidos para comércio eletrônico ou varejo tradicional.

O principal objetivo de um OMS é simplificar o processo de pedido, do início ao fim. Um sistema OMS pode afetar virtualmente todas as áreas de seus negócios, incluindo vendas, atendimento ao cliente e gerenciamento de estoque.

Benefícios de um sistema de gerenciamento de pedidos

Não importa o tamanho da sua organização ou o que você vende, você pode se beneficiar de um OMS.

  • Atendimento ao cliente centralizado

Um OMS mantém todas as informações do cliente e do pedido em um só lugar. Acessando uma única visão, os representantes de atendimento ao cliente podem reduzir o risco de erros de pedidos, reclamações de clientes e perda de receita devido a problemas como estoque baixo ou transtornos inesperados de envio.

  • Atendimento Omnichannel

Os clientes desejam poder escolher como seus produtos serão entregues a eles. Enquanto alguns preferem comprar online e ter seus pedidos enviados à sua porta, outros preferem buscá-los na loja. Um OMS pode dar aos clientes a oportunidade de decidir como gostariam que seus pedidos sejam entregues, oferecendo uma experiência incrível de compra.

  • Estoque Global e Sourcing

Um OMS pode ajudá-lo a determinar a maneira mais eficiente e econômica de transportar seus produtos de sua loja ou depósito até seus clientes. Além disso, os clientes podem usá-lo para descobrir onde comprar seus produtos em tempo real.

  • Senso de propriedade do cliente

Os clientes apreciam facilidade e conveniência. Com um OMS, eles podem fazer pedidos, verificar status e consultar o estoque sem entrar em contato com o atendimento da loja. Isso mantém seus clientes satisfeitos enquanto economiza tempo significativo para a equipe de atendimento ao lidar com solicitações.

Como funciona um sistema de gerenciamento de pedidos

Aqui está o que você pode esperar ao implementar um OMS:

– O cliente faz um pedido: Assim que o cliente fizer um pedido – seja online, na loja ou por telefone – seus detalhes serão armazenados no sistema, dando a você acesso ao histórico de pedidos, volume de pedidos e preferências de pagamento a qualquer momento.

– O estoque é reconciliado: O pedido do cliente é sincronizado com o OMS para que os produtos pedidos possam ser deduzidos automaticamente de seu estoque para que você tenha uma visão global em tempo real de seu estoque.

– O atendimento do pedido ocorre: Durante esta etapa, o produto é “separado”, o material de embalagem apropriado é coletado e uma etiqueta de remessa é gerada e enviada para a transportadora.

– O pedido é enviado: O pedido é então enviado ao cliente ou a uma loja para retirada e a venda registrada no OMS.

Como escolher um sistema de gerenciamento de pedidos

Nem todos os sistemas OMS são criados iguais. Ao navegar no mercado para sistemas OMS, é do seu interesse priorizar aqueles que oferecem os seguintes recursos:

– Informação em tempo real: Para marcas de varejo, atualizações em tempo real sobre vendas e estoque podem ajudar a reagir aos problemas imediatamente e evitar que aumentem e afetem a satisfação do cliente.

– Centralização: O OMS que você escolher deve fornecer uma interface intuitiva que forneça à sua equipe as informações necessárias em um único local facilmente navegável.

– Gestão de inventário: Com o OMS certo, você pode melhorar significativamente seu controle de estoque, recebendo informações em tempo real sobre os níveis de estoque, bem como itens sendo produzidos, vendidos, devolvidos e trocados.

– Visibilidade: Visibilidade completa de seu estoque significa que você não terá problemas para identificar quando está ficando sem certos produtos e precisa reordená-los ou resolver qualquer escassez de fornecedor.

– Capacidades de atendimento ao cliente: Como um OMS é projetado para atender às demandas e preferências do cliente, ele deve incorporar vários recursos de atendimento ao cliente, como pesquisa de status, apaziguamentos, reembolsos e edições de crédito, e um fluxo de trabalho de escalonamento de pedido.

– Apoio ao crescimento e expansão: Ao escolher um OMS, pense se ele pode ou não atender não apenas às suas necessidades atuais, mas também se pode suportar quaisquer complexidades operacionais que possam surgir no futuro.

– Baseado em nuvem: Com um OMS baseado em nuvem, você pode acessar informações de qualquer lugar com uma conexão à Internet, garantindo que sua equipe possa obter insights sobre o ciclo de vida de um pedido sob demanda.

– Analytics: Os OMSs devem tornar mais fácil para você aprender mais sobre seus clientes, pedidos e inventário por meio de business intelligence, painéis personalizados e relatórios.

As vantagens do gerenciamento de pedidos omnichannel

Os clientes esperam ter acesso aos mesmos produtos, estejam nas redes sociais, navegando em um site ou fazendo compras na loja física. Se você não fornecer uma experiência perfeita ao cliente, eles comprarão em seu concorrente. É aqui que entra o gerenciamento de pedidos omnicanal.

Uma abordagem omnicanal integra vários canais de cliente para garantir que cada um receba uma experiência uniforme, independentemente do canal de envolvimento. Um OMS omnicanal deve ter a capacidade de gerenciar pedidos em todos os canais e usar lógica automatizada para combiná-los com as opções de atendimento ideais.

Por exemplo, um cliente faz um pedido em seu site e usa o telefone para garantir que o pedido foi enviado. Assim que o pedido chega, eles decidem devolvê-lo à loja física. Após fazer a devolução, um crédito automático é aplicado na conta e eles recebem um e-mail de confirmação.

Ao mesclar um OMS com uma abordagem omnicanal, você pode aproveitar estes benefícios:

– Vendas aumentadas: Quando os clientes experimentam um caminho perfeito para a compra, eles têm mais probabilidade de converter, aumentando suas vendas e receita.

– Maior retenção de clientes: Quando os clientes podem se envolver de forma rápida e conveniente com sua marca por meio de vários canais de engajamento, isso se baseia em seu senso de lealdade à marca.

– Cumprimento aprimorado: Um OMS omnicanal permitirá que você compartilhe seu estoque disponível on-line e oferece soluções flexíveis de atendimento omnicanal para seus clientes, aumentando seu senso de satisfação e vontade de comprar com você no futuro.

Comece hoje mesmo com um sistema de gerenciamento de pedidos

Um OMS fornece um balcão único para visualizar e gerenciar os pedidos dos clientes. Se você deseja exceder as expectativas do cliente e, ao mesmo tempo, aumentar as conversões e vendas, é um recurso inestimável.

O Magento Order Management cria uma experiência de compra multicanal perfeita que atende às demandas de experiência dos consumidores de hoje. Saiba mais sobre o Magento Commerce OMS e descubra como ele pode agilizar sua abordagem para o atendimento de pedidos.