5 dicas que os varejistas on-line devem trabalhar no pós Coronavírus

Os últimos 18 meses foram melhores do que o esperado para o setor de comércio eletrônico. A receita disparou à medida que pessoas de todas as idades passaram a ter tudo o que precisam on-line.

Boas notícias para comerciantes de comércio eletrônico, mas você deve pensar que isso é um pouco precipitado. Este feito não levantou exatamente todos os mercados. Ao contrário, vimos varejistas dominantes expandirem seu domínio enquanto os vendedores menores lutaram para competir, e não ajudou o fato de que a acessibilidade do varejo online, juntamente com o fraco mercado de trabalho, produziu novas lojas de comércio eletrônico em uma taxa sem precedentes. A competição é, e foi, feroz.

Devido a isso, os varejistas online que desejam ter sucesso devem trabalhar em um ritmo constante. As coisas mudaram desde o surto de COVID, e apenas aqueles dispostos a se adaptar podem seguir em frente. Para isso, aqui estão cinco dicas nas quais os varejistas online devem trabalhar agora:

1- Reforçando suas bases de software

As expectativas para o varejo online são maiores do que nunca. As lojas precisam ser rápidas, escalonáveis, flexíveis, otimizadas para SEO em nível técnico e compatíveis com as muitas integrações que podem ser necessárias – a mídia social é um ótimo exemplo aqui, porque a inclusão de postagens sociais sobre uma marca pode ser fundamental para efetivamente exibindo sua atividade de mídia social.

Em termos práticos, isso significa que é cada vez mais arriscado administrar uma loja online em uma plataforma fraca ou desatualizada. Escolher (ou migrar para) uma plataforma sólida com muito espaço para crescimento, como Adobe Commerce, é um investimento inteligente. Combinado com um plano de manutenção, ele garantirá que sua loja estará bem posicionada para se desenvolver caso você seja capaz de construir sua base de clientes.

2- Refinando seus processos de trabalho

Embora trabalhar remotamente possa ser mais fácil para empresas que sempre operaram online, há espaço para melhorias, e muitos dos vendedores de hoje podem fazer muito mais para aumentar a motivação e a produtividade de suas equipes. Há duas coisas em particular que vale a pena priorizar: melhorar as condições dos colaboradores e buscar agilizar as tarefas essenciais.

Os funcionários que trabalham em casa devem receber equipamento de escritório de alta qualidade e ser autorizados a trabalhar em seus horários preferidos, desde que atinjam suas metas. Se eles concluírem suas atribuições adequadamente, não deve importar como eles trabalham. E processos demorados mantidos por administradores devem se tornar mais eficientes. Quanto mais dinheiro você economizar com a otimização, mais poderá investir em atividades vitais, como marketing.

3- Aperfeiçoando sua marca geral

Por falar em marketing, nem todo vendedor online tem uma marca significativa. Uma marca é essencialmente a identidade de uma empresa aos olhos de seu público-alvo. O que vem à mente quando as pessoas pensam nisso? Eles pensam em qualidade consistente? Altruísmo louvável? Um logotipo ou slogan memorável? Destacar é muito difícil neste ponto, e todos os elementos de branding que você puder fornecer ajudarão.

O melhor lugar para começar é com sua estratégia de marketing de conteúdo. Você provavelmente já sabe que os vendedores com blogs e saída de mídia social associada podem receber muitas menções valiosas, mas esse conteúdo não pode atingir seu impacto potencial se for inconsistente. Crie um conjunto de diretrizes de marca que possa manter todas as suas peças de conteúdo apontadas na mesma direção e, eventualmente, você será recompensado com uma identidade de marca muito mais firme.

4- Fornecendo melhor suporte ao cliente

Quando seus clientes entram em contato com você, você precisa estar presente rapidamente ou corre o risco de perder o negócio para um de seus muitos rivais. Notavelmente, é preciso muito mais trabalho para fornecer um suporte excepcional. Você precisa atender a problemas de todos os tipos e aos muitos caminhos que as pessoas podem seguir para encontrar soluções.

Considere que um cliente pode querer suporte imediato quando encontra um problema, enquanto outro pode querer encontrar uma solução sem precisar falar com ninguém. Ao fornecer um sistema de chat ao vivo para atender ao primeiro e uma base de conhecimento para atender ao último, você pode garantir que cada cliente receba o suporte que deseja, fortalecendo sua proposta de valor.

5- Melhorando seus programas de fidelidade

Por último, a lealdade é uma preocupação vital com o comércio eletrônico porque os clientes têm muitas opções. Você deve ter como objetivo estabelecer sua loja como o destino padrão para seu público-alvo. Para conseguir isso, porém, você precisará de mais do que ótimos preços e produtos. Você também precisará de um programa de fidelidade incrível para incentivar os clientes a permanecer por perto.

Os melhores programas de fidelidade entendem o que motiva seus clientes a comprar, porque cada nicho é diferente. Algumas pessoas são mais motivadas por descontos, ansiosas por economizar o máximo de dinheiro possível, enquanto outras são mais atraídas por uma qualidade superior. O contexto é tudo, portanto, construa seu programa de fidelidade em torno dos elementos exclusivos de sua base de clientes.

Sobre a Trezo

A Trezo é uma das principais implementadoras da plataforma Adobe Commerce na América Latina. Com mais de uma década no mercado e foco total em soluções para e-commerce, contamos com mais de 300 clientes e projetos em nosso portfólio. Somos especializados em desenvolver e prestar suporte para e-commerces que utilizam a plataforma Adobe Commerce, tendo em nossa base grandes clientes como Asus, Bunzl, 4BIO, Ajinomoto, Granado, Bistek Supermercados e Mueller Eletrodomésticos.

Nosso objetivo é desenvolver o melhor projeto no menor tempo possível, unindo toda a nossa expertise em Adobe Commerce à visão de negócios para gerar maior valor a nossos clientes.

Se você quiser saber mais sobre a plataforma Adobe Commerce e como ela pode alavancar as vendas do seu negócio, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.