7 razões para considerar ao criar um comércio eletrônico

Se você acompanha o mundo do varejo, deve ter notado uma grande mudança na forma como os consumidores compram. Os consumidores migraram de lojas físicas para digitais, com vendas de comércio eletrônico que devem aumentar mais 50% até 2025.

Embora os compradores pesquisem bastante antes de se comprometer com uma decisão tão importante, o comércio eletrônico se tornou um dos primeiros setores a serem analisados.

Na verdade, para quem quer comprar um negócio, há poucas decisões mais inteligentes financeiramente do que comprar no espaço de comércio eletrônico. Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais vale a pena considerar abrir um negócio de comércio eletrônico e como torná-lo bem-sucedido.

  • Há despesas gerais mínimas

Quando você compra um negócio físico, como uma loja ou academia, deve pagar pela manutenção do prédio. Seja o aluguel, as contas ou ter alguém para cobrir a recepção 24 horas por dia, 7 dias por semana. A realidade é que as lojas físicas custam mais do que as virtuais.

Se você optar por criar uma loja de comércio eletrônico, suas maiores despesas contínuas serão produtos, marketing e uma plataforma de comércio eletrônico, como Adobe Commerce, por exemplo.

  • A indústria está crescendo

Em 2023, as vendas de comércio eletrônico devem representar mais de 20% das vendas no varejo em todo o mundo. Quando você considera quantas pessoas ao redor do mundo ainda não têm acesso regular ou ferramentas para usar a internet, esse número se torna ainda mais impressionante.

Em suma, o comércio eletrônico está tomando conta do varejo e sua trajetória continua ascendente, tornando-se uma perspectiva atraente não apenas para o sucesso atual, mas também para vendas futuras.

  • Operar o negócio de qualquer lugar

As empresas físicas precisam ser operadas a partir de um espaço específico. Isso significa que você está geograficamente limitado por precisar estar perto de um escritório, loja ou outro estabelecimento comercial.

A beleza de uma loja de comércio eletrônico é que você pode operá-la de qualquer lugar. Se você deseja se tornar um nômade digital ou contratar trabalhadores remotos de todo o mundo, terá a flexibilidade de fazê-lo.

  •  Sem restrições de tempo

As empresas físicas só podem operar dentro de um determinado período de tempo. Se sua empresa estiver localizada em um escritório, provavelmente ela estará aberta apenas durante o dia e seus clientes também trabalharão apenas durante esse período.

Com uma loja de comércio eletrônico, você pode ganhar dinheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois os consumidores não estão restritos a determinados horários para comprar online. Isso torna a oportunidade de receita maior do que com outros tipos de varejo.

  • Troque de produto facilmente

Se você comprar uma loja de comércio eletrônico existente sem nenhum conhecimento do setor, ou experimentar um novo produto e ele cair mal, você pode facilmente mudar sua linha de produtos.

É muito mais fácil renomear uma loja digital do que uma física – basta vender o que resta do seu estoque, mudar o tema da sua loja e tentar algo novo.

  •  Prepare o seu negócio para o futuro

O COVID-19 mostrou com facilidade que a economia pode ser interrompida e as vendas pessoais reduzidas drasticamente. Investir em um negócio de comércio eletrônico reduz a chance de interrupção como resultado de eventos externos.

  •   Escale facilmente o negócio

Ao contrário do dimensionamento de uma loja física – que envolve franquia ou abertura de mais lojas – dimensionar um negócio de comércio eletrônico é fácil.

Com um plano de marketing bem estruturado e uma equipe em crescimento, você pode facilmente aumentar sua receita anual e tornar-se uma marca global.

Antes de iniciar um negócio de comércio eletrônico, faça pesquisas de concorrentes para ver quais lojas e produtos estão se mostrando os mais lucrativos.