Adobe adiciona funcionalidades CDP para uso B2B

A plataforma de dados de clientes da Adobe, que se consolidou no mercado B2C, está se aprofundando no espaço B2B com seu mais recente lançamento de recursos.

Com o Segment Match, os usuários do Adobe CDP podem compartilhar dados de clientes com parceiros, também conhecidos como dados de terceiros, e combiná-los para criar novos segmentos de marketing para promoções conjuntas, mantendo a privacidade dos consumidores, disse Ryan Fleisch, chefe do Real-Time CDP e Marketing de produto do Audience Manager na Adobe.

A tecnologia para apoiar promoções conjuntas – como uma companhia aérea e uma empresa de cartão de crédito reunindo dados de clientes para promover conjuntamente uma oferta de venda ou financiamento – existe há anos, disse David Raab, fundador do CDP Institute.

Reunir os dados de duas empresas em um sandbox controlado por privacidade com tecnologias de suporte para manter a conformidade com a privacidade, como criptografia homomórfica – chamada de “sala limpa de dados” – é comumente praticado por empresas que vendem anúncios, como Google, Amazon e Facebook. Alguns CDPs também têm a capacidade de configurar salas limpas de dados.

“Isso é o que fazer quando se trata de maneiras seguras de privacidade de compartilhamento de dados”, disse Raab. “Geralmente, ambas as partes contribuem com os dados, e a análise de dados criptografados ainda dá um resultado real do tamanho do segmento de mercado criado mutuamente, o que é intrigante de se pensar.”

Com o Segment Match, os usuários podem aplicar ferramentas familiares de consentimento e governança de dados da Adobe para misturar dados com parceiros sem cookies, em vez de usar identificadores contidos em seus conjuntos de dados coletados de vários canais digitais.

A Adobe também lançou a pontuação de contas e leads preditivos com inteligência artificial para suas edições B2B e B2P (Business-to-Person) de CDP em tempo real. A pontuação de leads de IA tem sido uma aposta para equipes de vendas que usam CRM e profissionais de marketing que usam a maioria dos outros CDPs há muito tempo.

A Adobe está tentando recuperar o atraso para alcançar a paridade com os concorrentes do CDP e disputar clientes B2B, disse Raab. Isso é compreensível, pois o CDP da Adobe está disponível há apenas três anos, em comparação com CDPs mais maduros, como o Segment, lançado em 2011

Ferramentas de conformidade para usuários de saúde

Do lado do consumidor, a Adobe lançou ferramentas de conformidade para Adobe Experience Cloud por meio do Healthcare Shield, um complemento da Adobe Experience Cloud. 

Os profissionais de marketing e designers de experiência dessas organizações podem proteger dados pessoais – e garantir as permissões de comunicação do paciente – à medida que executam campanhas de ofertas, personalizam experiências na loja, criam planos de tratamento automatizados e enviam lembretes aos clientes para consultas e recargas de receitas. O Adobe CDP também pode agregar dados de atividade do paciente para que os usuários possam obter uma visualização de seus contatos em canais digitais e telefônicos.

Embora o Adobe Experience Cloud for Healthcare não seja um sistema de registros médicos eletrônicos, como os usados ​​por médicos e enfermeiros, ele pode tocar em dados clínicos suficientes para que a conformidade com HIPAA entre em ação. Fleisch disse que a Adobe planeja disponibilizar o Healthcare Shield para outros aplicativos do fornecedor nos próximos meses; já está disponível para o CDP.

“[Os usuários] podem praticar toda a higiene correta em torno dos dados de saúde, mantendo seus dados primários atualizados e excluindo dados quando eles atingirem uma data de validade”, disse Fleisch.

O Adobe CDP também se conectará em breve ao Magento Commerce. Uma integração agora na versão beta prevê recursos futuros, incluindo personalização de marketing mais granular na Adobe Experience Platform com base no comportamento de compra no Magento.