Atender a pedidos por conta própria pode se tornar quase impossível à medida que sua marca de comércio eletrônico cresce. É por isso que muitas empresas de comércio eletrônico terceirizam o atendimento a fornecedores externos. Os centros de atendimento podem ajudar os varejistas online a processar pedidos rapidamente, embora haja algumas considerações operacionais importantes a serem consideradas. Nesta matéria, você aprenderá o que é um centro de distribuição e se ele é adequado para sua estratégia de comércio eletrônico.
O que é um Centro de Distribuição?
Um centro de distribuição é um provedor de serviços terceirizado, que processa e envia os produtos que seus clientes compraram. Os centros de distribuição lidam com a logística necessária para levar um pedido até a porta do cliente, eliminando a necessidade de você embalar, endereçar e enviar cada pedido você mesmo.
Para usar um centro de distribuição, você deve primeiro armazenar seu estoque de produtos com o provedor de distribuição. Em seguida, ao receber um pedido pelo site, você notifica o centro de distribuição, que por sua vez localiza o item pedido, prepara-o para o envio e trabalha com um provedor de envios para que seja entregue ao cliente. Da perspectiva do cliente, o único ponto de contato continua sendo o seu e-commerce.
Uma variedade de empresas oferecem serviços de centro de distribuição. Alguns, como os serviços “Fulfillment by Amazon”, estão disponíveis apenas para vendedores que gerenciam suas lojas online por meio de certas plataformas. Outros, como FedEx Fulfillment, são integrados a outros serviços de logística, enquanto “Floship” ou “James and James Fulfillment” são oferecidos por empresas especializadas em operações de atendimento para fornecedores de e-commerces terceirizados.
Centros de distribuição: vantagens e desvantagens
Para comerciantes de comércios eletrônicos, os centros de distribuição oferecem uma série de vantagens:
• Sem infraestrutura física: Os centros de distribuição eliminam a necessidade de manter um local físico para armazenar e processar seus pedidos.
• Processamento de pedido mais rápido: Os centros de distribuição podem enviar pedidos mais rápido do que a maioria dos e-commerces por conta própria.
• Custos de pessoal reduzidos: Com um centro de distribuição, você não precisa contratar e gerenciar sua própria equipe para lidar com os pedidos.
• Maior seleção de produtos: Os centros de abastecimento, tornam mais viável para os vendedores oferecerem uma seleção maior de produtos do que eles poderiam gerenciar, se tivessem que manter estoques próprios.
• Operações escaláveis: Os centros de atendimento são capazes de processar dezenas ou até milhares de pedidos por dia, ajudando os vendedores a manter um fluxo de envios consistente.
• Mais tempo para outro trabalho: Ao libertar as marcas do trabalho de lidar com pedidos, os centros de atendimento dão às empresas mais tempo para se concentrar em tarefas estratégicas, como planejar o crescimento dos negócios.
Centros de distribuição: vantagens e desvantagens
No entanto, os centros de distribuição apresentam algumas desvantagens:
• Custo: Os vendedores devem pagar aos fornecedores do centro de distribuição por seus serviços, como uma taxa fixa para integrar sua loja ao centro de distribuição, juntamente com taxas para cada pedido processado.
• Falta de controle: As marcas têm pouco controle sobre a rapidez com que um centro de distribuição processa pedidos, e não podem intervir nas operações de distribuição quando algo dá errado.
• Prazo de entrega: Embora os centros de distribuição possam processar pedidos mais rapidamente, o tempo que leva para enviar um item de um centro para o cliente depende em grande parte de onde o centro está localizado, estendendo potencialmente os prazos de envio.
• Falta de personalização: Os centros de distribuição normalmente não permitem que os vendedores personalizem os pedidos ou adicionem toques especiais, como inserir uma nota de agradecimento personalizada para cada comprador.
•Atrasos de reposição de estoque: A maioria dos centros de distribuição, exigem que o vendedor controle o estoque e o reabasteça conforme necessário. Isso significa que os pedidos podem atrasar, caso um vendedor não conseguir substituir um produto fora de estoque rapidamente.
Como funciona um centro de distribuição?
A primeira etapa para usar um centro de distribuição, é encontrar o provedor de distribuição certo. Procure um com locais próximos aos seus clientes e cujos preços se alinhem ao seu orçamento.
Em seguida, você posicionará o estoque nas instalações do fornecedor de distribuição e integrará suas lojas online aos sistemas do centro de distribuição, para que o fornecedor receba as informações necessárias do vendedor quando um pedido for feito. Esse processo deve ser automático, pois não é ideal acionar solicitações de atendimento manualmente cada vez que um novo pedido é concluído em seu site.
Outras atividades de processamento de pedidos permanecem sob a responsabilidade do vendedor. Por exemplo, se os clientes receberem o pedido errado, o vendedor precisará entrar em contato com o cliente para resolver o problema. O pagamento também deve ser tratado separadamente, uma vez que o processamento de pagamento não é um serviço que a maioria dos provedores de atendimento oferece.
Centros de Distribuição vs Armazenagem
O termo “depósito de distribuição” às vezes é usado de forma intercambiável com “centro de distribuição”. Isso pode levar a alguma confusão, porque os centros de distribuição são diferentes dos depósitos tradicionais.
Um armazém tradicional é um local onde o estoque pode ser armazenado por um longo prazo, e nem sempre pode estar imediatamente acessível. Os depósitos também oferecem apenas uma solução de armazenamento, sem fornecer os serviços de separação, etiquetagem, embalagem ou envio oferecidos pelos centros de distribuição. Os armazéns são úteis se você tiver estoque em excesso que exige armazenamento, até que você esteja preparado para vender ou vender produtos sazonais que vendem apenas durante certas épocas do ano.
Em contraste com os depósitos, os centros de distribuição se concentram em armazenar estoque por períodos relativamente curtos de tempo e, em seguida, enviar aos clientes quando os pedidos são colocados.
Desvende o segredo para melhores experiências de preenchimento
Para obter o máximo dos centros de distribuição, os provedores de comércio eletrônico precisam de flexibilidade e escolha. A plataforma de comércio eletrônico que eles usam deve ser capaz de se integrar a qualquer provedor de atendimento com o qual escolhem trabalhar, sem exigir esforço manual por parte do vendedor cada vez que um pedido é feito.
As melhores plataformas de comércio eletrônico também tornam mais fácil oferecer aos clientes várias opções de atendimento, como envio de uma loja local, facilitando a coleta na loja ou mudando o atendimento para um local diferente, caso a primeira opção não esteja disponível. Essa flexibilidade é crítica para garantir que os clientes recebam os pedidos o mais rápido possível, sempre.
Sobre a Trezo
A Trezo é uma das principais implementadoras da plataforma Magento na América Latina. Com mais de uma década no mercado e foco total em soluções para e-commerce, contamos com mais de 300 clientes e projetos em nosso portfólio. Somos especializados em desenvolver e prestar suporte para e-commerces que utilizam a plataforma Magento, tendo em nossa base grandes clientes como Asus, Bunzl, Havan, 4BIO, Sky, Bistek Supermercados e Mueller Eletrodomésticos.
Nosso objetivo é desenvolver o melhor projeto no menor tempo possível, unindo toda a nossa expertise em Magento à visão de negócios para gerar maior valor a nossos clientes.
Se você quiser saber mais sobre a plataforma Magento e como ela pode alavancar as vendas do seu negócio, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.