Cinco dicas para o melhor gerenciamento do ambiente virtualizado

cinco-dicas-para-o-melhor-gerenciamento-do-ambiente-virtualizadoQuando o empresário decide virtualizar a empresa, após a escolha dos hypervisors (softwares que permitem criar máquinas virtuais e compartilhar recursos físicos), se depara com diversos recursos e funcionalidades para a gestão de centenas ou milhares de máquinas virtuais (VMs). Para descomplicar o trabalho de gerenciamento das máquinas virtuais é essencial contar com um gerenciador de hypervisors, que permita centralizar e simplificar os processos. Veja:

Unifique os sistemas
Algumas empresas precisam utilizar mais de um hypervisor por diversos motivos. Uma única ferramenta gerenciadora de hypervisors permite a padronização de acesso aos recursos e funcionalidades de todas as plataformas, facilitando a gestão.

Obtenha uma visão geral
Uma das principais vantagens de utilizar um gerenciador de virtualização é ter total conhecimento da infraestrutura do ambiente. Assim, em meio a 6 mil máquinas virtuais (VMs) é mais fácil localizar qualquer serviço, tarefa, registro de acesso e, principalmente, encontrar falhas.

Padronize relatórios
Sistemas, plataformas, serviços, espaço livre em disco, consumo de banda e CPU, memória etc. Tudo detalhado em um formato padrão, independentemente do hypervisor utilizado.

Facilite cópias e restauração de dados – Alta disponibilidade é fundamental para qualquer empresa, portanto, faça cópias de segurança sempre que for necessário, em um diretório fácil de ser encontrado, para realizar uma rápida restauração do sistema.

Documentação das metodologias
Por mais completa e amigável que seja a interface de um hypervisor, nenhuma solução garantirá a resolução de todos os seus problemas. A documentação dos processos e políticas de gerenciamento dos sistemas, principalmente para backups, instalação e gerenciamento das soluções de virtualização garantem que, quando um problema surgir e o seu gerenciamento de hypervisors não tiver a ferramenta para resolver, o responsável não gastará muito tempo tentando descobrir o que um administrador fez no sistema cinco anos atrás.

*Francisco Panis Kaseker é especialista em cloud da Mandriva, fabricante franco-brasileira de software livre para o mercado corporativo.

Matéria completa: CanalTech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *