De uma coisa nós temos a certeza, o Mobile é realidade. Como uma previsão que chegou para ficar no mercado, o número de acessos vindo deste dispositivo cresceu 106% em apenas 2 anos.
Por conta desse aumento expressivo, o Google resolveu olhar mais de perto para essa nova realidade. Esta foi uma forma de recompensar websites que investem em mobile, muito antes de acontecer todo este boom. O novo algoritmo do Google para mobile, que passou a valer a partir de 21 de Abril, promete priorizar os sites mobile-friendly nos resultados de busca.
“O Google muda seu algoritmo com bastante frequência, mas essa é uma mudança maior que todas as outras que têm acontecido recentemente. Websites que não foram desenhados com Mobile em mente tomarão um grande soco no estômago – e websites que usam design responsivo começarão a crescer nos resultados da busca.” – diz Collin Colburn, analista da Forrester.
Mas como eu sei que meu site se enquadra nessa nova “regra” do Google? Você pode fazer isso de duas maneiras:
- Busque pelo seu site no Google com um dispositivo mobile. Se possuir a etiqueta de Friendly Mobile você passou no teste.
- Pesquise pelo seu site com a ferramenta de Teste Mobile Friendly.
Além da ferramenta Mobile-Friendly Test, o Google também disponibilizou uma série de guias e documentos importantes para quem ainda precisa ajustar o código do site para torná-lo mobile-friendly.
Um ponto importante: para um site ser considerado “mobile friendly” pelo Google não basta ele “ficar bonitinho” quando visualizado no celular. O que os usuários vêem não é a mesma coisa que os robôs do Google vêem – e ajustes no arquivo robots.txt podem ser necessários para que o seu site não tome um golpe e perca relevância nos resultados de busca a partir do dia 21 de Abril.
A mudança pode provocar mudanças drásticas no ranking dos sites com o passar do tempo.