Tempo e dinheiro para gastar são as principais características deste público. Engana-se quem pensa que as pessoas consideradas como melhor idade ficam apenas assistindo a canais de culinária ou jogando dominó. Pesquisas apontam que os consumidores da terceira idade possuem uma ótima saúde física e mental, além de renda própria e filhos criados. Muitos ainda trabalham e são ativos nas mídias sociais, sem falar que são os maiores detentores de renda, possuem uma poupança financeira reservada para eventualidades, gostam de investir em lazer, compras, viagens e bem-estar.
Apesar de tudo isso, as indústrias e serviços não estão dando atenção devida a esse público. O atendimento a eles requer uma certa preocupação em relação a acessibilidade, legibilidade e informações mais fáceis de assimilar. Muitos idosos possuem dificuldades em ir até um supermercado, e além do mais, alguns destes possuem restrição alimentar e encontram dificuldades em comprar um produto com uma embalagem menor ou com informações nutricionais mais visíveis.
De acordo com Danielle Marques de Almeida, coordenadora da pesquisa e gerente de marketing da MindMiners, “o consumidor maduro está muito antenado e procura marcas e serviços que se encaixem em suas vidas. Hoje, segundo a executiva, ele está à margem do consumo e não se sente representado nas empresas nem na publicidade”.
Para que os empresários tenham sucesso com este público, é importante oferecer um atendimento diferenciado, produtos e serviços apropriados, já que a maior reclamação dos idosos em relação a um comércio é o mau atendimento, filas e lojas cheias. A classe da melhor idade não procura por menor preço, mas sim, por qualidade e bom atendimento.