Já bem difundida no Brasil, a Black Friday é a data mais esperada do ano para os gestores de e-Commerces. A expectativa tem justificativa, pois o aumento das vendas nesse período é quase certo. Em 2016, o comércio digital faturou cerca de R$ 1,9 bilhão, 17% mais do que em 2015. Para 2017, as expectativas são altas, porém, o sucesso de vendas na Black Friday depende de vários fatores.
Esse ano, a data cairá no dia 24 de novembro, e para ajudar no sucesso de suas vendas, a Trezo selecionou algumas dicas para preparar seu e-Commerce.
Boa leitura e boas vendas!
MARKETING
Assim como a infraestrutura do seu e-commerce, seu marketing deve se preparar com antecedência para o grande dia. Nessas horas, as redes sociais serão suas grandes companheiras. A preparação para a semana da Black Friday deve acontecer, pelo menos, um mês antes. Na reunião de planejamento, leve em consideração os seguintes tópicos:
- Expectativa antes da Black Friday: Se seus descontos são agressivos, gerar expectativas é uma ótima tática para aumentar a conversão antes, durante e depois da Black Friday. Criar uma landing page para captar e-mails de clientes interessados nas ofertas é uma maneira de potencializar suas vendas na sexta-feira. Além dos e-mails marketing, trabalhe a expectativa também nas redes sociais. Dependendo dos seus produtos, aproveite daquele ‘meme do momento’ para dar uma movimentada.
- Layout: Apostar em um esquema de cores diferenciado e específico para a Black Friday é importante para sinalizar que algo está diferente do usual. Os banners também devem indicar os descontos ou os produtos principais da sua campanha.
- Pós Black Friday: Depois do grande dia, você terá novos leads, ou seja, novas oportunidades de negócio. É a hora de aproveitar para fidelizar esses clientes que podem vir a ser recorrentes na sua loja.