Estudo de caso da AWS: Foco Radical

Sobre a Foco Radical

A Foco Radical atua em todo o Brasil oferecendo de forma pioneira o modelo de negócio de marketplace no mercado de fotografia.

A plataforma atende a milhares de fotógrafos, oferecendo um serviço de vendas de fotos de eventos esportivos com agilidade e eficiência.

O portal sustenta o título de um dos maiores repositórios de imagens de eventos esportivos do mundo, com centenas de milhares de fotos novas a cada semana. O intuito da empresa é trabalhar com as tecnologias mais modernas disponíveis, oferecendo eficiência máxima aos usuários.

Atualmente a Foco abrange a maioria dos eventos nacionais, sendo referência no mercado nacional.

Os desafios

A Foco Radical tinha em seu escopo alguns desafios:

Espaço em disco

Devido ao crescente volume de imagens que o portal armazenava, a Foco Radical já havia sido “convidada a se retirar” de alguns provedores de hospedagem.

Novo Lar

Como já comentado, não era viável confiar em qualquer ambiente de hospedagem, pois o escolhido deveria suportar o crescimento do portal e prover todas as ferramentas necessárias para que a Foco Radical provesse a melhor experiência para os seus clientes.

Agilidade na liberação de uma prova

Normalmente os eventos esportivos ocorrem aos finais de semana. Durante a semana seguinte, os portais de venda de imagens esportivas realizam algumas atividades, como o tratamento e identificação de cada fotografia, visando a liberação das provas para comercialização. Somente após estas atividades as imagens de cada prova são liberadas para venda.  Sendo assim, uma prova pode demorar muito para ser disponibilizada, atrasa consequentemente o fluxo de comercialização. Em resumo, quanto antes o portal liberar as imagens, antes ele começa à vender.

A Mágica

A Trezo cuidou de todo o projeto, desde o desenvolvimento, toda a arquitetura dos ambientes, otimização de recursos e uso das funcionalidades da AWS. Como são ambientes críticos e que precisam de alta disponibilidade, implantaram o monitoramento e suporte no regime 24×7. Essa característica foi fundamental para o sucesso da parceira.

Abaixo podemos conferir a arquitetura utilizada atualmente:

Após a migração para a AWS, a questão de espaço em disco deixou de ser um problema, uma vez que as imagens são armazenadas no AWS S3 e a preocupação com limite de storage ou tráfego de informações passou a não existir mais.

Utilizando corretamente as políticas de acesso de recursos do S3, os custos também foram otimizados, pois as provas mais antigas não recebem tanto acesso quanto as novas.

Utilizando os serviços AWS Lambda e S3 para o tratamento das imagens, o tempo de processamento das fotografias reduziu drasticamente, o que proporcionou uma redução imensa no tempo de liberação das provas.

O custo também sofreu uma drástica redução devido ao fato de que o processo anterior utilizava máquinas (on premisse) e rotinas internas para a mesma atividade.

Por que a Amazon Web Services?

Conforme explica Christian S. Mendes, CEO da Foco Radical, foram feitos vários testes de segurança e performance antes de ser tomada a decisão da migração para a nuvem da AWS. Os serviços implantados foram o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), Amazon Simple Storage Service (S3), Amazon CloudFront, Amazon Relational Database Service (RDS), Amazon Lambda, Amazon Elastic Block Store (EBS).

O modelo de cobrança (por utilização) também foi um fator positivo para a migração, colaborando com controle de orçamento e evitando gastos desnecessários do modelo utilizado anteriormente (on premisse).

Resultado

Atualmente a plataforma Foco Radical encontra-se em sua 3ª versão, com mais autonomia e estabilidade do que nunca. Somando isso às soluções da AWS, conseguimos, em conjunto, trazer mais escalabilidade e segurança para a plataforma.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *