Muitos usuários têm a ilusão de que quando utilizam o recurso de navegação privada/anônima, disponível nos principais browsers, ficam completamente invisíveis na web. Isso definitivamente não é verdade.
O uso dessa ferramenta significa apenas que o navegador não vai gravar o seu histórico de navegação, armazenar cookies, ou entrar automaticamente em suas contas gravadas previamente.
É importante ter em mente que sua identidade não ficará no anonimato quando usar a chamada “navegação privada”, portanto, não saia por aí visitando sites que não deveria, afinal, eles podem manter um registro da sua visita mesmo com o recurso ativado. Além disso, as janelas privadas também não protegem o usuário de sites maliciosos que tentam roubar suas informações.
Basicamente, um dos principais motivos para utilizar este recurso é poder acessar suas contas em locais públicos ou na casa de um amigo, por exemplo, sem maiores preocupações.
Uma opção para quem quer ganhar mais tempo antes de ser identificado na web é utilizar o Tor Project, que triplica a encriptação do seu tráfego.