Você já deve ter ouvido bastante sobre a Plataforma Magento, dela ser a melhor open source do mundo para e-commerce, suas vantagens e desvantagens. Mas você sabe o que é necessário ter em uma loja Magento para que tenha um bom funcionamento?
Listamos alguns quesitos que você deva levar em consideração, se estiver pensando em montar uma loja virtual.
Servidor de Hospedagem – sua loja virtual precisará de uma hospedagem. Ao procurar uma empresa que preste esse tipo de serviço, certifique-se das condições contratuais, se haverá backup diário com manutenção preventiva e corretiva, ou ainda, se o valor a ser pago já inclui a hospedagem.
Há algumas empresa no mercado que oferecem planos com o primeiro ano grátis. Ao optar por esse plano, tome conhecimento dos valores e os serviços prestados após esse ano free. Procure saber, também, se haverá alguma multa caso sua empresa não tenha mais interesse em prolongar o contrato.
Layout da Loja – A plataforma Magento possui diversos temas gratuitos e até mesmo pagos que são facilmente encontrados na internet. Ao escolher um tema, certifique-se de que seja compatível com a versão de sua loja. Nem todos os temas são compatíveis com todas as versões.
E-mail e domínio – Da mesma forma como a hospedagem, você pode contratar uma empresa que cuida do e-mail e domínio de sua loja. A própria empresa pode contratar o domínio que você deseja para sua loja, e, dependendo da disponibilidade, pode lhe oferecer as contas de e-mails.
Plugins – Algumas funcionalidades exibidas em sua loja Magento são originadas de plugins instalados em seu e-commerce. Preço exibido com parcelamento, cálculo de frete pelos correios ou outra transportadora são alguns exemplos de plugins que você pode ter em sua loja. Porém, antes de comprar qualquer plugin, certifique-se com sua equipe técnica se é compatível com sua loja Magento, da mesma forma como acontece com o layout.
Forma de pagamento –Toda loja precisa ter uma método de pagamento, seja para pagamento a vista ou parcelado. Temos no mercado algumas empresas que fornecem este tipo de serviço juntamente com outras funcionalidades. Algumas empresas oferecem também a integração direta com a Cielo, Rede e etc, e pode ser cobrada a parte, devido ao trabalho de execução.
Frete – Você mesmo pode ir até a uma agência dos Correios e enviar o seu produto. Outra alternativa é fazer uma parceria com uma empresa de logística. Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce.