Um guia para preparar sua infraestrutura para o alto tráfego de usuários
A jornada para o sucesso na alta temporada da sua organização – sejam os tradicionais feriados ou um período de pico específico do seu setor – começa com a garantia de que a infraestrutura da sua vitrine digital está pronta para funcionar. Independentemente do que esta oportunidade anual pareça para o seu negócio, é importante não desperdiçar a preparação, habilidade e esforço que sua equipe coloca para ter sucesso durante este tempo e ainda ter um site com baixo desempenho.
Abaixo está o guia da Adobe para se preparar para o desempenho na temporada de pico – o que chamamos de “os quatro P’s do desempenho de pico”. Seguir esse caminho e implementar as recomendações, é um pequeno investimento de tempo, mas deve estar no topo da lista de prioridades da sua organização para que você possa se preparar para atender ao pico de tráfego de vendas. Nossa recomendação é começar este trabalho pelo menos três meses antes de suas datas mais críticas do calendário, para garantir que você esteja bem preparado. Se você estiver trabalhando com um parceiro ou integrador de sistemas (SI), este também pode ser um guia útil para discutir seus planos para preparar seu site para a alta temporada.
1. Preveja o seu tráfego e o volume de pedidos
Suposições selvagens baseadas em instinto, são boas em seu cassino ou pista de corrida favorito, mas quando se trata da oportunidade mais importante do ano para sua organização, uma abordagem baseada em dados deve direcionar o seu planejamento. Quatro benchmarks chave (facilmente revisados via Magento Business Intelligence, ou MBI) para aqueles que usam este recurso servem como um guia para fazer uma previsão útil sobre qual tráfego de alta temporada você precisará suportar:
• A carga de tráfego do seu site nos últimos seis meses em uma média diária e semanal.
• A carga de tráfego do seu site durante as datas da alta temporada do ano passado.
• O aumento percentual calculado para o tráfego da temporada de pico do ano passado em relação à média de seis meses do ano passado antes da temporada de pico.
• A taxa de crescimento percentual ano a ano no tráfego entre o tráfego do site do ano passado e deste ano.
Depois de ter esses pontos de dados, use as médias diárias e semanais de tráfego do seu site e aplique o crescimento percentual calculado do ano anterior, para a temporada de pico a esses números. Isso deve dar uma ideia do que esperar na próxima alta temporada. Use a taxa de crescimento geral ano a ano para validar a previsão resultante da etapa acima, aplicando essa porcentagem aos números da temporada de pico do ano passado. Se os números não estiverem de acordo, discuta com sua equipe como julgar essas diferenças de expectativas. Uma abordagem forte para resolver essas questões é planejar o maior dos dois números quando os resultados diferem muito.
Outra metodologia para fazer uma previsão sobre os recursos necessários, pode ser identificar seu horário típico de pico de vendas e revisar a carga que isso coloca em sua infraestrutura (como memória, CPU e espaço em disco). Multiplicando essas métricas três vezes (ou seja, triplicando-as), você pode desenvolver uma aproximação razoável para um incidente de pico de tráfego intenso. Se seus recursos não atenderem a uma triplicação dessas métricas, seu site pode exigir recursos adicionais para atender à demanda de pico.
E, é claro, lembre-se de levar em consideração como o COVID-19 já impactou sua vitrine digital e se seu site pode receber tráfego muito diferente das taxas de alta temporada do ano passado.
2. Coloque os recursos em teste
Com seu modelo de recursos previsto para a alta temporada deste ano, conduza um teste de carga de sua infraestrutura para validar como seu site pode se comportar em relação ao tráfego esperado. Um bom primeiro passo neste processo é revisar as recomendações da Adobe sobre testes de carga de sites Magento.
Normalmente, esse teste exporá várias deficiências: Certifique-se de ter um processo robusto em vigor para documentar esses pontos de falha e comunicá-los dentro de sua organização para que um plano de ação compartilhado possa ser desenvolvido. Se você estiver trabalhando com um parceiro ou SI, certifique-se de pedir-lhes para compartilhar essas descobertas com você ou incluí-los no desenvolvimento de um plano de ação.
3. Prepare seu site de acordo
- Aumente a capacidade do servidor e / ou a capacidade do banco de dados
Agora que você testou a carga de seu site e determinou as áreas em que é necessária mais capacidade, planeje como atenderá a essas necessidades de acordo. Pode ser que você planeje apenas aumentos temporários para os períodos em que espera um tráfego maior. Se o seu site tem funcionado rotineiramente com uma alta porcentagem de carga, no entanto, este pode ser um ótimo momento para aumentar o tamanho conforme necessário para atender às necessidades da alta temporada e dar à sua organização mais espaço para respirar conforme você continua a crescer. Na verdade, se esse fosse o caso devido à COVID-19, seria recomendável planejar em torno dessas taxas do que assumi-las como um aumento temporário, uma vez que muitos comportamentos do consumidor podem ser permanentemente alterados após este incidente global.
Junto com isso, você pode considerar adicionar nós da Web para atender às necessidades expostas no teste de carga.
Se você é um cliente Magento Commerce usando nossa infraestrutura em nuvem, pode solicitar aumento de capacidade para aumentos temporários de servidor seguindo nosso artigo da Base de Conhecimento aqui. E se você estiver interessado em discutir um aumento mais permanente na CPU, tamanho do disco ou memória, certifique-se de entrar em contato com o seu Magento Customer Success Manager (CSM).
- Utilize uma rede de distribuição de conteúdo
Outra maneira de ajudar a atender às necessidades de desempenho da temporada de pico que foram expostas no teste de carga pode ser usando uma rede de entrega de conteúdo (CDN). Um CDN pode ser usado para turbinar seu cache, criando uma rede de cache global de seus arquivos de mídia estática, HTML, JS, folhas de estilo e muito mais. Existem muitas opções para utilizar para CDN, mas se você estiver usando Magento Commerce, você tem acesso ao Fastly CDN.
Atualize sua configuração de cache: você também pode resolver as necessidades de infraestrutura, reduzindo o número de acessos em seu servidor por meio de melhores configurações de cache. Junto com nossas melhores práticas em cache, também recomendamos aproveitar as vantagens do cache de página inteira, que é uma ótima maneira de acelerar seu site Magento.
4. Pratique bons hábitos
- Otimize imagens para um site de comércio eletrônico rápido
As imagens são uma parte crítica do processo de vendas, mas podem ser um resultado negativo líquido quando gerenciadas incorretamente devido à forma como podem prejudicar o desempenho. Recomendamos que os comerciantes utilizem imagens de 72 dpi que sejam WebSafe. Você pode encontrar mais informações em nosso artigo sobre redimensionamento de imagens de produtos.
- Atualize para o pacote ece-tools mais recente
Certifique-se de que seu ambiente de nuvem esteja atualizado com a versão mais recente das ferramentas ece para aproveitar as vantagens das melhorias fornecidas em nossas ferramentas de implantação. Os lançamentos recentes incluem melhorias relacionadas à experiência de desenvolvimento local, acelerando a implantação de conteúdo estático em até 4x e adicionando recursos de autoatendimento para permitir que nossos comerciantes sejam mais produtivos. Veja as notas de lançamento do ece-tools para todas as melhorias recentes.
- Não deixe a implantação te derrubar
É importante que os visitantes possam fazer compras sem interrupções durante a temporada de férias, mas você também pode precisar fazer alterações em seu ambiente de produção durante esse período. Você sabia que é possível configurar seu projeto para que o cliente não tenha nenhum tempo de inatividade durante essas implantações? Uma das melhores maneiras de praticar um bom gerenciamento de infraestrutura em nuvem é utilizar implantações com tempo de inatividade zero. Confira as etapas descritas nestes artigos para garantir que seus clientes se envolvam com um site ativo, independentemente de sua rotina de implantação.
- Faça backup do seu site de comércio eletrônico
Empregue um gerenciamento de backup adequado para evitar uma reversão demorada do ambiente. Um Snapshot permite que você faça backup e restaure ambientes específicos a qualquer momento, o que pode economizar tempo e custo caso algo dê errado. Como os ambientes Magento são implantados como arquivos somente leitura, uma restauração de instantâneo pode trazer seu ambiente de volta rapidamente. Leia o artigo a seguir sobre como criar e, se necessário, usar instantâneos.
- Monitore seu desempenho
É sempre uma boa ideia ficar de olho no desempenho por meio de ferramentas de monitoramento bem projetadas. Existem muitas ferramentas e meios de monitorar o desempenho de seu site, portanto, certifique-se de escolher um que combine bem com sua organização. Recomendamos que os clientes do Magento Commerce que utilizam nosso sistema de gerenciamento de inf raestrutura em nuvem aproveitem serviços como o New Relic para monitorar o desempenho do site.
- Mantenha contato com suas equipes Magento
Sempre recomendamos que você confirme que suas informações de contato listadas em Configurações de conta em seu login de conta do Magento estão atualizadas e que você compartilhou os principais contatos técnicos de sua organização com seu Magento CSM. Se você estiver trabalhando com um parceiro de solução, discuta seus planos de suporte para o período de férias para que todos possam executar o plano caso algo inesperado aconteça. Essas etapas nos ajudam a alertar as pessoas certas em sua organização sobre problemas técnicos ou de segurança conhecidos.
Sobre a Trezo
A Trezo é uma das principais implementadoras da plataforma Magento na América Latina. Com mais de uma década no mercado e foco total em soluções para e-commerce, contamos com mais de 300 clientes e projetos em nosso portfólio. Somos especializados em desenvolver e prestar suporte para e-commerces que utilizam a plataforma Magento, tendo em nossa base grandes clientes como Asus, Bunzl, Havan, 4BIO, Sky, Bistek Supermercados e Mueller Eletrodomésticos.
Nosso objetivo é desenvolver o melhor projeto no menor tempo possível, unindo toda a nossa expertise em Magento à visão de negócios para gerar maior valor a nossos clientes.
Se você quiser saber mais sobre a plataforma Magento e como ela pode alavancar as vendas do seu negócio, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.