Seu e-commerce Adobe Commerce está pronto para o alto tráfego?

A lucratividade de qualquer marca digital depende em grande parte de sua capacidade de atrair grandes volumes de tráfego, e os e-commerces que usam a plataforma Adobe Commerce não são exceção. Afinal, quanto mais tráfego seu negócio ganha, mais leads e vendas ele gera.

No entanto, às vezes um elevado tráfego (por exemplo, em épocas de Black Friday) pode causar mais danos do que benefícios, pois mesmo o menor aumento de visitantes do site resulta em aumento da carga. Se sua marca não estiver pronta para esses picos de tráfego, seu e-commerce poderá apresentar problemas de desempenho, como carregamento lento de página ou até mesmo uma falha.

Dado que um segundo extra de tempo de carregamento pode reduzir as conversões em mais de 4%, esses problemas podem ser críticos para o seu sucesso. Portanto, certifique-se que seu e-commerce pode suportar a carga e oferecer uma experiência de qualidade ao cliente, mesmo quando ocorrerem picos de tráfego.

Previsão de picos de tráfego potenciais

A melhor maneira de se preparar para picos de tráfego é saber quando e como eles podem ocorrer. Para fazer isso, você precisa mergulhar na análise e procurar métricas importantes.

Primeiro, verifique o tráfego médio diário ou semanal nos últimos meses, juntamente com o tráfego de pico no ano passado. Em seguida, compare as duas métricas calculando a porcentagem de aumento de tráfego durante a alta temporada do ano passado em comparação com o tráfego médio dos seis meses anteriores.

Se sua empresa não estiver fortemente ligada a picos sazonais de demanda, sua equipe pode utilizar uma metodologia alternativa descobrindo em quais dias e horas seu e-commerce apresenta a maior carga e multiplicar esse resultado várias vezes.

Existem algumas maneiras de obter esse tipo de dados regularmente. Você pode criar uma conta do Adobe Business Intelligence, que fornece a maioria das funcionalidades de análise normalmente necessárias. Como alternativa, você pode utilizar os serviços de desenvolvimento Adobe Commerce para criar e integrar uma solução de análise personalizada.

Testando o desempenho do e-commerce

Depois de ter uma ideia aproximada de quais picos de tráfego esperar, é hora de descobrir se seu e-commerce pode lidar com esse fluxo de visitantes. Utilize o teste de carga, executando-o com seus recursos internos usando recomendações oficiais da Adobe.

Após a conclusão do teste, você entenderá melhor os recursos do e-commerce e também obterá informações mais específicas sobre áreas problemáticas nas quais você deve prestar atenção. Esses dados ajudarão você a projetar e implementar medidas específicas para melhorar o desempenho. Idealmente, as marcas devem executar esse tipo de teste toda vez que esperam um aumento de tráfego, para poder preparar seus sites para o pico.

Preparando seu site para alto tráfego

Primeiro, sua equipe deve certificar-se de que você está executando a versão mais recente da plataforma Adobe Commerce. Às vezes, até mesmo alguns patches podem melhorar o desempenho do site e melhorar o cache de dados. Além disso, ao atualizar a plataforma, você pode aumentar a segurança do site, especialmente importante durante os aumentos sazonais da demanda, porque os hackers geralmente são mais ativos durante esses períodos.

Você também pode usar redes de entrega de conteúdo (CDN) para otimizar o armazenamento em cache de dados. Por padrão, os usuários do Adobe Commerce têm acesso ao Fastly CDN. Se necessário, você também pode utilizar serviços de terceiros ou até mesmo desenvolver sua própria solução de entrega de conteúdo.

Outra opção é aumentar a capacidade do servidor para melhorar permanentemente o desempenho do seu site ou fazê-lo temporariamente para superar os picos de tráfego.