Uma introdução ao PWA e Headless Commerce

Os PWAs (Progressive Web Applications) são um exemplo emergente do Headless Commerce, dando ao seu site alto desempenho e à sua empresa a chance de adotar novas tecnologias rapidamente. Mas o que é um PWA? Este artigo define os PWAs, o significado do Headless Commerce e por que seu surgimento é importante para seus negócios.

PWAs e o Headless Commerce

O tráfego móvel ultrapassou o tráfego de desktop em alcance geral. Embora as conversões continuem sendo um problema para o comércio móvel, elas estão aumentando com o tempo. Por exemplo, as conversões móveis aumentaram 47% ano a ano durante a Cyber ​​Week e totalizaram 39% de todas as conversões em 2020. A partir disso, fica claro que o comércio móvel veio para ficar.

No entanto, os usuários estão mudando a forma como fazem compras pelo celular. O uso de aplicativos está diminuindo, com 53% dos compradores em todo o mundo usando o site móvel de um varejista em vez de seu aplicativo. Os consumidores desejam uma experiência mais envolvente no celular, diretamente do navegador, sem baixar um aplicativo. Como o Google planeja enfatizar a experiência da página em seu mecanismo de pesquisa, isso significa que as Accelerated Mobile Pages (AMPs) estão se tornando ainda mais importantes.

O que é um PWA?

Se os apps e a web virassem uma coisa só, certamente ele seria um PWA. Em sua essência, o PWA ajuda as empresas a criar aplicativos da web que parecem e funcionam como aplicativos móveis nativos, mas usam tecnologias da web como JavaScript, HTML e CSS. Eles são incrivelmente rápidos, podem ser adicionados à tela inicial de um smartphone, enviar notificações push e até mesmo trabalhar offline.

Os PWAs são um exemplo de Headless Commerce. Simplificando, é uma experiência de front-end e back-end desacoplada. Os PWAs usam uma Interface de Programação de Aplicativo (API) para mediar o que o cliente e o administrador veem, e essa API ajuda os programas a interagir com um componente ou recurso de software diferente.

O PWA começa como uma página da Web padrão em um navegador, mas conforme os usuários exploram a página, eles recebem o prompt para “adicionar à tela inicial”. Depois que o usuário aprovar essa solicitação, o PWA aparecerá na tela inicial. Depois que é aberto na tela inicial, ele pode até ocultar os controles de UI do navegador e aparecer como um aplicativo.

Os PWAs oferecem desempenho confiável em paridade com aplicativos nativos. Mais de 40% dos usuários saem de sites que levam mais de 3 segundos para carregar. O PWA resolve esse problema e garante que os usuários possam acessar seu site tranquilamente.

O PWA simplifica a jornada do usuário e as agências criam essa experiência perfeita. Após a primeira visita a um site, os usuários podem contar com um site e aplicativo rápidos, mesmo em redes lentas.

Mas e quanto a um primeiro carregamento rápido com desempenho confiável? É quando as AMPs se tornam essenciais. O AMP fornece componentes confiáveis ​​e rápidos da Web durante o primeiro carregamento, ao mesmo tempo que usa menos dados. E os AMPs estão ficando mais rápidos – eles agora usam renderização do lado do servidor (SSR), que adiciona ainda mais velocidade. Embora os PWAs possam ser difíceis de explicar, há uma lista de coisas para lembrar sobre eles.

6 Fatos do PWA a serem lembrados:

  •  O PWA possui uma única base de código para todas as plataformas.
  •  Eles têm acesso limitado ao hardware.
  •  Eles armazenam dados do aplicativo no cache.
  •  Eles enviam notificações push. 
  •  O PWA funciona como um site responsivo ou um aplicativo móvel, dependendo do dispositivo do usuário.
  •  Os PWAs não exigem download, então os usuários não têm ideia de que estão usando um PWA.

A chegada do PWA beneficia sua capacidade de adotar as melhores soluções técnicas com rapidez e melhorar a experiência do seu cliente.

Por que as empresas escolhem o PWA e Headless Commerce

1. Uma Experiência Moderna do Cliente

Os clientes não querem encontrar e baixar um aplicativo. Eles também não gostam de tempos de carregamento lentos. O PWA resolve os dois problemas enquanto superam os aplicativos nativos. Além disso, o PWA tem recursos offline e funcionalidades semelhantes a aplicativos. Se o cliente perder a conexão com a Internet durante a finalização da compra, ele ainda poderá usar o site, que salva suas informações. Assim que a conexão retorna, o PWA envia ao cliente um lembrete para finalizar a compra, eliminando a frustração da jornada.

2. A capacidade de adotar novas tecnologias mais rapidamente

As empresas precisam descartar tecnologias desatualizadas para se manterem competitivas. Uma arquitetura interconectada orientada por API dá às empresas a chance de se adaptar sem fazer mudanças em grande escala. Em uma construção de e-commerce tradicional, você fica limitado à sua plataforma de comércio eletrônico e à espera de suas atualizações. Com o headless commerce, você acessa inúmeras integrações de terceiros que atendem às suas necessidades e aumentam sua capacidade de atrair novos clientes.

Benefícios práticos do PWA

1. Alcance

O público que usa dispositivos móveis disparou nos últimos anos. Hoje, o Google Chrome tem 1 bilhão de usuários móveis em comparação com 400 milhões de usuários em 2016. De acordo com o relatório da Comscore, o alcance de dispositivos móveis é 2,5 vezes mais do que o de aplicativos quando considerados os 1000 principais sites e aplicativos.

2. Aquisição

Os aplicativos móveis continuam difíceis de descobrir em comparação com os sites. Por esse motivo, a web vence os aplicativos nativos com custos mais baratos de aquisição de usuários. Com mais exposição, o PWA atrai mais usuários a um preço mais baixo.

3. Conversão

O front-end perfeito do PWA impede que redes ruins percam clientes. Por exemplo, algumas empresas afirmam ter aumentado a taxa de conversão em 70% com menor custo de aquisição. Mesmo com uma rede ruim, o PWA melhora sua taxa de conversão.

Considerações finais

O PWA é um exemplo de Headless Commerce. Eles consistem em uma experiência de front-end e back-end desacoplada. Usando APIs para mediar o que o cliente e o administrador veem, eles podem ajudar a interagir com diferentes componentes ou recursos de software. Essa tecnologia permite que os PWAs sejam incrivelmente rápidos, funcionem na tela inicial de um telefone, enviem notificações push e trabalhem offline. Com mudanças maiores no comércio móvel e o declínio de aplicativos nativos, os PWAs oferecem à sua empresa a chance de alcançar e converter mais clientes em seu caminho para uma melhor experiência do usuário.

Sobre a Trezo

A Trezo é uma das principais implementadoras da plataforma Magento na América Latina. Com mais de uma década no mercado e foco total em soluções para e-commerce, contamos com mais de 300 clientes e projetos em nosso portfólio. Somos especializados em desenvolver e prestar suporte para e-commerces que utilizam a plataforma Magento, tendo em nossa base grandes clientes como Asus, Bunzl, Havan, 4BIO, Sky, Bistek Supermercados e Mueller Eletrodomésticos.

Nosso objetivo é desenvolver o melhor projeto no menor tempo possível, unindo toda a nossa expertise em Magento à visão de negócios para gerar maior valor a nossos clientes.

Se você quiser saber mais sobre a plataforma Magento e como ela pode alavancar as vendas do seu negócio, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.