As cifras geradas pelo e-commerce fazem com que muitas pessoas se interessem em investir no segmento. Só em 2016 as lojas virtuais devem receber 190,9 milhões de pedidos e o ticket médio deve ser de R$ 298,00, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Entretanto, para obter o retorno desejado é preciso investir em uma boa loja virtual, ferramentas e tudo que envolve vender pela internet.
Assim como uma loja física merece atenção e cuidados de bons profissionais, na internet o espaço também precisa ser desenvolvido por especialistas, que possam oferecer suporte sempre que necessário. Porém, o CTO e sócio da Trezo Soluções Web, André Felipe T. da Luz, destaca que tem observado que muitos empreendedores optam pelo serviço de freelancers a fim de diminuir os custos, pois estes tendem a oferecer um preço inferior às empresas. “O problema é que, como diz o velho ditado, o barato pode sair caro”, afirma André.
O CTO explica que desenvolver uma loja virtual exige atenção a uma série de fatores, que vão desde a escolha da plataforma e formas de pagamentos, sistema antifraude, segurança, marketing, suporte, backoffice ao frete. Levando em conta esses quesitos, logo se percebe que desenvolver um e-commerce exige um investimento significativo. Abaixo, André lista os principais motivos para não contratar um frela;
– O freelancer pode sumir a qualquer momento e você não sabe onde encontrá-lo e aí vão embora o dinheiro e o tempo investido.
– Para muitos, o trabalho de freelancer é apenas para ganhar um dinheiro extra e, assim, não dão tanta importância ao projeto.
– Confiabilidade. Quando o frela não tem conhecimento para desenvolver alguma área do projeto, ele acaba terceirizando o trabalho. Ou seja, não se sabe por quantas pessoas e quem seu projeto passou.
– Manutenção e suporte. Por ser freelancer, nem sempre o profissional terá tempo e disposição para cuidar do e-commerce.
– E, se algo der errado? Se o freelancer não entregar o trabalho conforme prometido ou desaparecer é mais complicado cobrar pelo que não foi entregue, bem como reclamar e até mesmo denunciar a órgãos e portais como o Reclame Aqui.
Para André, esses são os principais itens a se levar em conta quando for decidir quem vai desenvolver a loja virtual. Para ele, empresas são melhores e mais confiáveis que os freelances, pois nelas há uma estrutura organizacional, com equipes especializadas em cada segmento e coordenadores para direcionar e acompanhar o trabalho.
Ainda assim, André lembra que antes de escolher qual a empresa que vai fazer o e-commerce é importante pesquisar, procurar saber quem é essa empresa e quais trabalhos já desenvolveu. “Uma dica é entrar em contato com quem já foi atendido por ela e questionar sobre o atendimento, prazo e suporte”, afirma André.
Concordo plenamente com sua texto. Ressalvo que mesmo com empresas voce pode ter problemas. Por isso é sempre bom ter um contrato assinado com especificações sobre o que esta contratando e quais as garantias.
Tive experiencia ruim mesmo contratando empresa e mesmo fazendo contrato. Por isso da importância de detalhar tudo em contrato e pesquisar a fundo a capacidade da empresa lhe entregar o produto contratado. O que acontece hoje em dia é que existem empresas que na ganancia de fechar um contrato oferecem tudo o que o cliente quer, mas não entregam da mesma forma. Estas empresas se apoiam em clausulas subjetivas e de amplo entendimento, para dizer que esta entregando o que o cliente quer. No momento de execução ou correção de algo que não atende o cliente fingem não entender o que não esta atendendo o cliente. E se o cliente for incisivo no que ele quer, eles dão desculpas técnicas de que aquilo é inviável realizar.
Moral da historia, por mais que voce se proteja, é preciso entender como a empresa que voce contratou vai realizar o serviço. Existem muitas empresas que vendem desenvolvimento de App e Softwares web que são construídos em ferramentas e plataformas engessadas e que qualquer alteração solicitada pelo cliente não é possível. Eles não vai dizer pra voce que usam esta ferramentas, pois talvez voce mesmo sem entender se programação possa criar seu app e software. E se voce mesmo pode criar, por que pagar para alguém fazer? e se esta pessoa usa uma ferramenta ja existente com modelos prontos por que cobrar tão caro por este serviço ???
Quem detêm mais informação tem maior poder de negociação!!!!